Comemorativos

Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio)
É celebrado anualmente pela OMS com o objetivo de reforçar, em todas as partes do planeta, o controle do tabagismo. O INCA é Centro Colaborador da OMS para o “Programa Tabaco ou Saúde” na América Latina.

Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto)
Pela Lei Federal 7.488 de 11 de junho de 1986 foi criada a Semana Nacional de Combate ao Fumo, que estabelece que seja lançada uma campanha de âmbito nacional, visando alertar a população, principalmente os adolescentes e adultos jovens sobre os males causados pelo fumo à saúde.

Mês Internacional de Conscientização Sobre o Câncer de Mama (Outubro Rosa)
A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações.

Mês Internacional de Combate ao Câncer de Próstata (Novembro Azul)
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. O INCA e Ministério da Saúde (MS) aproveitam as celebrações em torno do Novembro Azul para divulgar ações importantes para que o homem cuide da sua saúde, inclusive em relação ao câncer de próstata.

Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro)
De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde GM n° 707, de 7 de dezembro de 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer foi instituído com a finalidade de “evocar o importante significado histórico das Entidades de Combate ao Câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

Dicas para se proteger do câncer em PDF

Fonte: INCA