A promoção e o marketing de produtos derivados do tabaco junto ao público jovem são essenciais para que a indústria do fumo consiga manter e expandir suas vendas. O tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens, no mundo e no Brasil, e isso se deve às facilidades e estímulos para obtenção do produto, entre eles o baixo custo. A isto somam-se a promoção e publicidade, que associam o tabaco às imagens de beleza, sucesso, liberdade, poder, inteligência e outros atributos, desejados especialmente pelos jovens.

A divulgação dessas idéias ao longo dos anos tornou o hábito de fumar um comportamento socialmente aceitável e até positivo. A prova disso é que 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos de idade. Seduzir os jovens faz parte de uma estratégia adotada por todas as companhias de tabaco visando reabastecer as fileiras daqueles que deixam de fumar ou morrem, por outros consumidores que serão aqueles fumantes regulares de amanhã.

Nos arquivos secretos oriundos de documentos internos de grandes empresas transnacionais do tabaco, finalmente revelados durante uma ação judicial movida contra elas por estados norte-americanos, crianças e jovens são descritos como “reservas de reabastecimento” e um dos principais alvos estratégicos, devendo tornar-se dependentes do cigarro ainda cedo. Além disso, os documentos comprovam que, apesar de a indústria do tabaco se posicionar publicamente de uma forma, suas verdadeiras intenções são completamente opostas. Veja alguns exemplos:

“Eles representam o negócio de cigarros amanhã. À medida que o grupo etário de 14 a 24 anos amadurece, ele se tornará a parte chave do volume total de cigarros, no mínimo pelos próximos 25 anos.”

J. W. Hind, R.J. Reynolds Tobacco, internal memorandum, 23rd January 1975

“Atingir o jovem pode ser mais eficiente mesmo que o custo para atingí-los seja maior, porque eles estão desejando experimentar, eles têm mais influência sobre os outros da sua idade do que eles terão mais tarde, e porque eles são muito mais leais à sua primeira marca.”

Escrito por um executivo da Philip Morris em 1957

 

Mais arquivos secretos da indústria do tabaco (em PDF)

Após a divulgação desses documentos e principalmente dos recentes avanços alcançados pela saúde pública no controle do tabagismo, a indústria do fumo passou a adotar um discurso conciliador, visando reconstruir sua imagem. Essa nova estratégia inclui o reconhecimento, em parte, dos riscos associados com o tabagismo, o desejo de diálogo, a abertura para regulamentações “racionais” e o envolvimento com projetos sociais para transmitir ao público a idéia de empenho pelas causas sociais como o combate à pobreza, ao trabalho infantil e ao analfabetismo, além da defesa do meio ambiente. Em 2003, a Souza Cruz foi premiada pela Câmara Municipal de São Paulo pela “atuação socialmente responsável” da companhia.

Por esses esforços, fica a impressão de que a indústria do tabaco é contra o consumo do tabaco entre os jovens e promove medidas supostamente dirigidas para prevenir o tabagismo para menores de idade, criando campanhas e utilizando a idéia de que “fumar é para adultos”. Porém, na verdade, ao apresentar o cigarro como “adulto” e “proibido”, essas companhias buscam colocar sutilmente um importante ingrediente para reforçar o comportamento rebelde dos jovens, pois entre as principais motivações para o adolescente fumar são o desejo de se afirmarem como adultos, sua rebeldia e a rejeição dos valores dos seus pais.

Essas estratégias funcionam de forma favorável aos interesses econômicos da indústria do tabaco. São estratégias contraditórias, pois não mudam o interesse dos jovens em consumir cigarros nem reduzem o consumo do tabaco entre eles – e ao mesmo tempo beneficiam o setor.

O Estudo Global do Tabagismo entre os Jovens, realizado pela OMS em 46 países, revelou um quadro alarmante de dependência prematura. Em algumas áreas da Polônia, de Zimbabwe e da China, crianças de 10 anos de idade já estão dependentes do tabaco. Os adolescentes globalizados em Nova Iorque, Lagos e Pequim são vistos como alvos fáceis pelas multinacionais do tabaco. Tendo em vista que as marcas globais são veiculadas na propaganda como um estilo de vida a ser almejado, elas tendem a ser consumidas em larga escala, levando metade de seus usuários habituais à morte.

No Brasil, este mesmo estudo foi realizado entre escolares de 12 capitais brasileiras, nos anos de 2002 e 2003, e encontrou uma prevalência de experimentação variando de 36% a 58% no sexo masculino e de 31% a 55% no sexo feminino, entre as cidades. De acordo com o mesmo estudo brasileiro, a prevalência de escolares fumantes atuais variou de 11% a 27% no sexo masculino e 9% a 24% no feminino.

 

Mulher e tabaco

Com a participação cada vez maior da mulher no mercado de trabalho, seu papel social também foi se alterando rapidamente. A mulher passou a ter mais poder, tanto aquisitivo quanto de decisão, dentro da própria sociedade, onde já exercia um papel fundamental de modelo de comportamento para seus filhos.

Em decorrência de todas essas mudanças, a mulher tornou-se um dos alvos prediletos da publicidade da indústria do tabaco, que passou a divulgar o cigarro como símbolo de emancipação e independência. Isto fez e continua fazendo com que o número de fumantes, principalmente entre o sexo feminino, aumente na América Latina.

No Brasil, outro estudo, realizado em 1997 entre estudantes de dez capitais brasileiras, mostrou que, em pelo menos sete delas, as meninas vêm experimentando cigarros em maior proporção que os meninos. A participação das mulheres no número de fumantes vem aumentando, sobretudo nas faixas etárias mais jovens.

Até algumas décadas atrás, acreditava-se que os efeitos da dependência do tabaco eram mais fortes nos homens, mas à medida que novas gerações de fumantes foram chegando verificou-se que as mulheres são igualmente ou mais suscetíveis aos malefícios do fumo, devido às peculiaridades próprias do sexo, como a gestação e o uso da pílula anticoncepcional. A mulher fumante tem um risco maior de infertilidade, de câncer de colo de útero, menopausa precoce (em média dois anos antes) e dismenorréia (sangramento irregular).

TurboTax Help Contact Us Page Get Help From TurboTax
TurboTax PLUS Options and pricing are subject to change without notice. Start TurboTax now and prepare your tax return for FREE. Our calculations are one hundred% accurate, guaranteed Plus, TurboTax is up-to-date with United States turbotax software shop:https://www.turbotax-shop.com the most recent tax laws, so that you will be confident your taxes will probably be completed proper. Pays for itself (TurboTax Self-Employed): Estimates primarily based on deductible enterprise bills calculated on the self-employment tax revenue rate (15.3%) for tax year 2017.
This benefit is accessible with TurboTax Federal products https://www.turbotax-shop.com/ except TurboTax Business. We routinely transfer your info to TurboTax State. TurboTax works arduous to safeguard your data so you may file your taxes confidently. Quicken and QuickBooks import not out there with TurboTax put in on a Mac. TurboTax State coaches TurboTax Deluxe 2017 you step by step that will help you get your taxes achieved right.
Safety is built into everything we do. TurboTax works laborious to safeguard your data so you may file your taxes confidently. Now, with TurboTax Live, get a review of your return with an skilled CPA or EA dwell on screen for whole peace of mind. About our TurboTax Product Consultants: Customer support and product help differ by time of yr.
Most Standard: TurboTax Deluxe is our hottest product among TurboTax On-line customers with extra complicated tax conditions. Automatic Transfer of Your Federal Info — Your federal information automatically Download TurboTax Deluxe 2017 transfers into TurboTax State, so you don’t have to sort it twice. Refund Monitor — TurboTax State dynamically displays your tax financial savings to indicate how every deduction affects your refund.
Conveniently deduct the price of TurboTax PLUS out of your federal tax refund before it is deposited into your checking account for no further charge. If you do not want to use a credit card, merely subtract any TurboTax preparation charges out of Download TurboTax Deluxe 2017 your federal tax refund and have the remaining stability deposited straight into your checking account. TurboTax Help and Help: Access to a TurboTax specialist is included with TurboTax Deluxe, Premier, Self-Employed and TurboTax Stay; not included with Free Edition (however is out there as an upgrade).
SmartLook on-display TurboTax Premier 2017 screen help is offered on a PC, laptop or the TurboTax mobile app. Free e-file — With TurboTax State you can e-file your return at no further price. As soon as you’ve got filed, you can observe your tax return on-line or on your cellphone with our TurboTax mobile app to know when your refund will hit your bank account. Not obtainable for TurboTax Business clients.
Use your federal refund to pay for TurboTax. TurboTax provides Download TurboTax Premier 2017 you the power to get your taxes completed proper and your most refund, guaranteed. Your TurboTax specialist will reply your questions and guide you by drawing in your screen. Quicken import not accessible for TurboTax Enterprise. Some rare forms usually are not supported in TurboTax Live, akin to Overseas Earned Earnings.